terça-feira, 25 de setembro de 2012

SEMANA DE PROVAS

Para as turmas das sétimas, a função e uso dos recursos minerais na atualidade estão em pauta nesta unidade do currículo.

As três situações de aprendizagens serão fundamentais para a realização de uma boa prova.





Afinal, apreender o que é mineral, minério, seus usos, sua participação na Divisão Internacional do Trabalho,  os principais países produtores e compradores, entre outros temas, é imprescindível a uma formação bem fundamentada e ligada ao entendimento mais amplo da realidade.





Unida a estes elementos está também uma discussão mais ampla, associada aos impactos causados pela exploração da natureza pela sociedade, assim como dos novos padrões de vida e suas consequências no espaço geográfico.


Estudem, além da apostila, também os trabalhos desenvolvidos em sala, a revisão e outros materiais na internet. 

Boa sorte a todos!

Prof. Rafael (Geo)

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

SEMANA DE PROVAS

A prova bimestral das oitavas residirá sobre o tema da população mundial, conforme proposta no Caderno do Aluno.


Nesta perspectiva espera-se que os alunos façam relações entre múltiplas escalas de espaço e tempo, associando as pirâmides etárias dos países a padrões populacionais específicos: países desenvolvidos, subdesenvolvidos industrializados (Emergentes) e subdesenvolvidos.

      PADRÃO 1 (SUBDESENVOLVIDOS)                             PADRÃO 3 (DESENVOLVIDOS)




Outra ênfase é sobre o entendimento da realidade brasileira. Pois, como é possível observar na figura abaixo, a estrutura populacional do país passa por constantes mudanças, tendendo a uma possível inversão, em que o atual amadurecimento e futuro envelhecimento são os fatos mais marcantes.


ESTRUTURA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA


É necessário relacionar essas mudanças a processos mais complexos e dinâmicos, como aqueles de ordem econômica, cultural e política.

Não deixem de desenvolver bons textos nas questões abertas, pois é onde será possível avaliar o entendimento mais amplo das contradições em todas estruturas e padrões de população!


OS DOIS LADOS DA MOEDA

Boa sorte pessoal!!!

Prof. Rafael (GEO)

sábado, 22 de setembro de 2012

SEMANA DE PROVAS

As provas na semana que vem estão baseadas no currículo de São Paulo, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Visam avaliar o processo de construção do conhecimento, a partir de diferentes habilidades e competências.



Para as quintas séries é importante estudar os sistemas naturais:



(a) Hidrosfera
Sistema natural em que a água é compreendida em sua interação com os outros sistemas.
- Ciclo da água.


- Importância da água para a integralidade de nossa vida.



(b) Litosfera
Sistema natural em que o relevo e as rochas são compreendidos em sua interação com os outros sistemas.
- Ciclo das rochas.

- Tipos de rochas


- Tipos de relevos em São Paulo e Brasil: Planície, Planalto (cuestas, escarpas e falésias), Depressão.

 



(c) Atmosfera
Sistema natural em que o ar é compreendido em sua interação com os outros sistemas.



(d) Biosfera
Sistema natural em que a vida é compreendida em sua interação com os outros sistemas.
- Problemas ambientais


Lembrando a todos que o Brasil não possui vulcões e montanhas.

Que o clima é um dos agentes mais importantes no modelado do relevo em áreas tropicais.

Que desertos podem ser gerados pela ação do ser humano, mas o clima ainda é preponderante.

A falta de água é maior em países pobres e subdesenvolvidos, por não possuírem técnicas ou condições de tratamento.

Outra coisa, água nunca acaba, só a potável!

Bons estudos galerinha, boa prova a todos.

Abraço,

Rafael F. de Oliveira


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Crescimento populacional_7 e 8 Séries

Conforme combinado, vou postando alguns dos curtas que passei nas aulas anteriores, principalmente pra quem faltou ou para aqueles que vão rever pra aprofundar...


Somos 7 bilhões no mundo



Será mesmo que estamos evoluindo? Quais impactos e resultados dessa "evolução"... Som do Pearl Jam fala muito disso, desde os tempos mais remotos aos dias atuais. 


A evolução segundo o Pearl Jam

Por hora é isso, logo posto outros conteúdos associados.

Abraço,


Prof. Rafael - Geografia