terça-feira, 20 de novembro de 2012

Avaliações Finais

5as. Séries (Geografia)

Na última terça-feira, com menos alunos em sala, tratamos da Cadeia Produtiva do Automóvel.

Alguns trabalhos ficaram bem sistematizados e digitalizamos na aula mesmo...

Alguns dos trabalhos são bem interessantes por sua qualidade, aprendizagem para além da proposta.

Trabalho do Murilo(5C) 
Sistematização e associação de diferentes setores da economia à perspectiva final da produção do automóvel. 


Cadeia produtiva do carro, trabalho da Giulia (5C)
Separação e articulação de elementos da produção do carro: (a) lojas revendedoras, (b) montadoras, (c) especializadas em auto peças. Bancos de algodão (matéria prima), rodas de ferro e aço. Marca automóvel (semiótica consumo-marca). 


Prova Final será um apanhado de todo conteúdo anual, com 1 (uma) questão aberta e 19 de múltipla escolha (fechadas).

Estudem para fechar.

FINALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS (QUARTA)

REVISÃO E
RECUPERAÇÃO APÓS ENTREGA DE PORTFÓLIOS.

Prof. Rafael (Geo)

sábado, 17 de novembro de 2012

Projeto em Geografia: Tecnologia e Cultura

Nesse último bimestre iniciamos um esforço acentuado de associar os temas e conteúdos curriculares do 9º ano amarrados com um projeto envolvendo as tecnologias de informação, trabalho de campo na forma de excursão didática e ações calcadas na multidisciplinaridade. 

De forma sistematizada, a metodologia contou inicialmente com aulas expositivas, utilizando recursos  como mapas e cartas, evidenciando as principais cidades brasileiras, sobretudo no estado de São Paulo. Assim também, a leitura conjunta de textos e o diálogo sobre as funções, estrutura, formas e processos presentes nas respectivas cidades e regiões metropolitanas, como a de Campinas e São Paulo.


Em função da excursão didática a RMSP foi uma das mais trabalhadas em sala de aula

Fonte: http://juventude.sp.gov.br/portal.php/minha-cidade/reg_saopaulo


O projeto deu continuidade com excursão didática realizada a capital São Paulo em 09/11/2012, pela visita de 3 museus e espaços de referência: Memorial da América Latina, Museu do Futebol e Museu da Língua Portuguesa.

Alunos do 9º ano da Escola Estadual Prof. Pery Guarany Blackman de Itu em visita ao Memorial da América Latina


Além destas instituições foi possível dialogar e observar ao longo da trajetória vários fenômenos e questões associados ao fenômeno urbano: problemas ambientais e sociais, conurbação, verticalização, densidade populacional, redes, transportes, turismo e consumo das cidades, entre outros pontos.

No retorno da viagem, o projeto passa a sua fase de inserção dos recursos tecnológicos, cujo resultado esperado é a ampliação do debate travado ao longo das atividades por meio da rede mundial de computadores, com o conhecimento generalizado de ferramentas digitais como blogs, redes sociais, páginas da internet, softwares para produção de vídeos, quadrinhos, etc. 

Blog dos alunos Lucas, Murilo e Arthur sobre problemas urbanos: pobreza e periferia na cidade


Relembrando a produção de quadrinhos analógica para trabalho futuro em forma digital (hagaque)
JanainaMarina



O projeto ainda está em curso: os blogs iniciaram a parte final dos trabalhos, ainda restando a aprendizagem da produção de quadrinhos, que serão desenvolvidos nesta próxima semana, depois a produção de curtas com o movie maker e, por fim, as redes sociais e páginas da internet como forma de trabalho integrado entre currículo e a tecnologia.

Abraços,

Rafael F. de Oliveira



domingo, 4 de novembro de 2012

TRABALHOS 7ª SÉRIE

Ao estudarmos as civilizações pré-colombianas realizamos uma análise dos impactos da colonização na atual estrutura populacional dos países latino americanos.

Nesse processo, mapeando as populações totais e comparando a representatividade indígena em cada país.

O projeto de mapeamento é uma proposta curricular de São Paulo, presente no caderno do aluno 4. Algumas adaptações foram realizadas e bons resultados evidenciados.

Como de costume alguns trabalhos merecem destaque.

Mapa da Stefanie - 7A
Mapa muito bem sistematizado, com dados precisos, legenda, escalas, identificação dos países, título. Sem dúvida a aluna atendeu todas exigências, evidenciando desenvolvimento para além da geografia, em múltiplas habilidades e competências de diversas disciplinas. Parabéns pelo trabalho.


Ellen Q. - 7C
Bom trabalho da Allen, colocando a população total em todos os gráficos, facilitando sua leitura e entendimento. Um deslize é referente a população indígena na Venezuela, que é bem menos do que a apontada no gráfico pela aluna. Essa confusão é comum ao colocarmos 0,3 milhões, evidenciando mais um problema de matemática do que de geografia (ainda que ambas não devam caminhar separadas...).


Mateus C. 7ª. C
 Bom trabalho do Mateus, localizando os países, legenda, escala e título. Pequenos problemas no trabalho não tiram a evidência de aprendizagens importantes ao longo do conteúdo e tema desenvolvidos.


Bruno - 7A
 O aspecto visual do trabalho do Bruno ficou muito didático e objetivo. A legenda gráfica, idealizada nesta atividade pelo Allan (7A), mostra decisões inovadoras para representação dos fenômenos no mapa.


Wennyta - 7C
  A Wennyta caprichou também, colocando as populações ao lado das barras do gráfico, colorindo o mapa em cores homogêneas, localizou bem os países. Em alguns países colocou inclusive a porcentagem das populações indígenas.


Pra finalizar gostaria de mostrar o texto do Gabriel, que encerrou o 3º Bimestre, muito objetivo e bem redigido, o aluno sempre traz contribuições importantes para as aulas. Valeu!


Abraços,

T+++

Prof. Rafael (GEO)

4º BIMESTRE

Chegando fim de ano e como diria aquele locutor famoso da Globo, haja coração!!!

Sala cheia, calor total, conteúdo, galera a energia plena... um verdadeiro DESAFIO.

E as notas... ai ai ai, as notas que não chegam aos 20 pontos...


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 4º BIMESTRE:

     5ª.  série -------  6º. ano


Eixos/temas:
Conteúdos:
SETORES DA ECONOMIA

CADEIAS PRODUTIVAS
SETOR PRIMÁRIO, SECUNDÁRIO E TERCIÁRIO.
ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO.
A IDEIA DE AGLOMERADOS PRODUTIVOS.
EXEMPLOS DE CADEIAS PRODUTIVAS.
EXEMPLOS DE CADEIAS PRODUTIVAS NO BRASIL

O CONSUMO HOJE
ESTUDO DE CASO DAS CADEIAS DA LARANJA E AUTOMOBILÍSTICO.
TECNOLOGIA, ESCALA E PRODUÇÃO FLEXÍVEL.
IMPACTO DA PRODUÇÃO E CONSUMO NO MEIO AMBIENTE.
ANÁLISE CRÍTICA DO MODO DE PRODUÇÃO ATUAL.


7ª série ---- 8º ano
AS HERANÇAS PRÉ-COLOMBIANAS (AM. CENTRAL, MÉXICO E PERU)

BRASIL E ARGENTINA: POVOAMENTO
AS CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS: MAIAS, INCAS E ASTECAS.
TERRITÓRIO E CULTURA: PERMANÊNCIAS E RESISTÊNCIAS.
CULTURAS HÍBRIDAS NA ATUALIDADE.
VETORES DO POVOAMENTO E CARACTERÍSTICAS GERAIS DO TERRITÓRIO PRIMITIVO E DA OCUPAÇÃO COLONIAL.
COLÔMBIA E VENEZUELA: ENTRE OS ANDES E O CARIBE

AS REVOLUÇÕES NA AM. CENTRAL
APROPRIAÇÃO DOS TERRITÓRIOS COLOMBIANOS E VENEZUELANOS PELOS COLONIZADORES.
CARACTERIZAÇÃO DO AM. CENTRAL E CARIBE.
LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA DO CANAL DO PANAMÁ.
CONFLITOS E REVOLUÇÕES NA AMÉRICA CENTRAL.


8ª série ----- 9º ano
Eixos/temas:
Conteúdos:
CIDADES: ESPAÇO URBANO CONTEMPORÂNEO

AS CIDADES: A QUESTÃO DO CONSUMO/PRODUÇÃO
CONSUMO E CIDADES GLOBAIS.
REDES, CONECÇÕES E FRAGMENTAÇÃO DAS CIDADES ATUAIS.
TURISMO E CONSUMO DO LUGAR.
PAISAGENS TURÍSTICAS.
REDES TURÍSTICAS


GEOGRAFIA DAS REDES DO SUBMUNDO/ILEGALIDADES
CIDADES TURÍSTICAS E A PRODUÇÃO E CONSUMO DO LUGAR.
CIDADES E INFORMALIDADE ECONÔMICA.
FRONTEIRAS, CRIMES, DROGAS E A REDE DAS ILEGALIDADES.
A QUESTÃO DO ESTADO NAS REDES ILEGAIS.


Galera, essa é a referência do conteúdo programático deste bimestre.

Abraços, Prof. Rafael (GEO)