A prova bimestral das oitavas residirá sobre o tema da população mundial, conforme proposta no Caderno do Aluno.
Nesta perspectiva espera-se que os alunos façam relações entre múltiplas escalas de espaço e tempo, associando as pirâmides etárias dos países a padrões populacionais específicos: países desenvolvidos, subdesenvolvidos industrializados (Emergentes) e subdesenvolvidos.
PADRÃO 1 (SUBDESENVOLVIDOS) PADRÃO 3 (DESENVOLVIDOS)
Outra ênfase é sobre o entendimento da realidade brasileira. Pois, como é possível observar na figura abaixo, a estrutura populacional do país passa por constantes mudanças, tendendo a uma possível inversão, em que o atual amadurecimento e futuro envelhecimento são os fatos mais marcantes.
Nesta perspectiva espera-se que os alunos façam relações entre múltiplas escalas de espaço e tempo, associando as pirâmides etárias dos países a padrões populacionais específicos: países desenvolvidos, subdesenvolvidos industrializados (Emergentes) e subdesenvolvidos.
PADRÃO 1 (SUBDESENVOLVIDOS) PADRÃO 3 (DESENVOLVIDOS)
Outra ênfase é sobre o entendimento da realidade brasileira. Pois, como é possível observar na figura abaixo, a estrutura populacional do país passa por constantes mudanças, tendendo a uma possível inversão, em que o atual amadurecimento e futuro envelhecimento são os fatos mais marcantes.
ESTRUTURA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Extraído de: http://f1colombo-geografando.blogspot.com.br/2011/04/estrutura-etaria-e-de-genero-da.html
É necessário relacionar essas mudanças a processos mais complexos e dinâmicos, como aqueles de ordem econômica, cultural e política.
Não deixem de desenvolver bons textos nas questões abertas, pois é onde será possível avaliar o entendimento mais amplo das contradições em todas estruturas e padrões de população!
OS DOIS LADOS DA MOEDA
Boa sorte pessoal!!!
Prof. Rafael (GEO)
Eae professor blz
ResponderExcluir