Ao estudarmos as civilizações pré-colombianas realizamos uma análise dos impactos da colonização na atual estrutura populacional dos países latino americanos.
Nesse processo, mapeando as populações totais e comparando a representatividade indígena em cada país.
O projeto de mapeamento é uma proposta curricular de São Paulo, presente no caderno do aluno 4. Algumas adaptações foram realizadas e bons resultados evidenciados.
Como de costume alguns trabalhos merecem destaque.
Pra finalizar gostaria de mostrar o texto do Gabriel, que encerrou o 3º Bimestre, muito objetivo e bem redigido, o aluno sempre traz contribuições importantes para as aulas. Valeu!
Abraços,
T+++
Prof. Rafael (GEO)
Nesse processo, mapeando as populações totais e comparando a representatividade indígena em cada país.
O projeto de mapeamento é uma proposta curricular de São Paulo, presente no caderno do aluno 4. Algumas adaptações foram realizadas e bons resultados evidenciados.
Como de costume alguns trabalhos merecem destaque.
Mapa da Stefanie - 7A
Mapa muito bem sistematizado, com dados precisos, legenda, escalas, identificação dos países, título. Sem dúvida a aluna atendeu todas exigências, evidenciando desenvolvimento para além da geografia, em múltiplas habilidades e competências de diversas disciplinas. Parabéns pelo trabalho.
Ellen Q. - 7C
Bom trabalho da Allen, colocando a população total em todos os gráficos, facilitando sua leitura e entendimento. Um deslize é referente a população indígena na Venezuela, que é bem menos do que a apontada no gráfico pela aluna. Essa confusão é comum ao colocarmos 0,3 milhões, evidenciando mais um problema de matemática do que de geografia (ainda que ambas não devam caminhar separadas...).
Mateus C. 7ª. C
Bom trabalho do Mateus, localizando os países, legenda, escala e título. Pequenos problemas no trabalho não tiram a evidência de aprendizagens importantes ao longo do conteúdo e tema desenvolvidos.
Bruno - 7A
O aspecto visual do trabalho do Bruno ficou muito didático e objetivo. A legenda gráfica, idealizada nesta atividade pelo Allan (7A), mostra decisões inovadoras para representação dos fenômenos no mapa.
Wennyta - 7C
A Wennyta caprichou também, colocando as populações ao lado das barras do gráfico, colorindo o mapa em cores homogêneas, localizou bem os países. Em alguns países colocou inclusive a porcentagem das populações indígenas.Pra finalizar gostaria de mostrar o texto do Gabriel, que encerrou o 3º Bimestre, muito objetivo e bem redigido, o aluno sempre traz contribuições importantes para as aulas. Valeu!
Abraços,
T+++
Prof. Rafael (GEO)
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