FONTES DE ENERGIA E MATRIZES ENERGÉTICAS
MAPA CONSUMO DE ENERGIA PER CAPITA POR REGIÕES DO MUNDO 2006 EM TONELADA EQUIVALENTE DE PETRÓLEO
Atividade baseada nos conteúdos disciplinares estipulados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e no Currículo Estadual de São Paulo.
Nosso objetivo foi o de desenvolver nos alunos de habilidades ligadas aos 3 grandes grupos de competências prioritários, associando o tema ambiental também às questões da matriz energética brasileira sob uma perspectiva regional.
Trabalho da Bárbara (7a. B)
O mapa elaborado pela aluna regionaliza em 7 grandes áreas do mundo o consumo de energia per capita no ano de 2006.
Alguns pontos fortes de seu trabalho é a legenda coerente com as cores e continentes, a presença do título e uma tentativa evidente de respeito a gradação de cores conforme a intensidade do fenômeno regionalizado por ela.
Trabalho de Márcia Eduarda (7a.C)
O mapa elaborado pela aluna regionaliza em 7 grandes áreas do mundo o consumo de energia per capita no ano de 2006.
Apesar do esforço, alguns problemas como a semelhança de cores entre Am. Central /Sul com a Oceania geram certa dificuldade de leitura do mapa.
Um outro problema mais grave relaciona-se a carência da hachura no Leste Europeu. Somente a Rússia foi hachurada, porém a atividade pedia a regionalização de ambas juntas.
Trabalho do Sandro (7a. B)
O mapa elaborado pelo aluno regionaliza em 7 grandes áreas do mundo o consumo de energia per capita no ano de 2006.
Mapa bem regionalizado, coerente com a atividade, bem pintado e ilustrado.
Na legenda faltou informar os dados de consumo, o título também deveria ficar sobre o mapa.
BREVE COMENTÁRIO CONCLUSIVO DA ATIVIDADE
a) A regionalização é importante metodologia utilizada pela Geografia.
b) Os alunos puderam regionalizar e observar amplas diferenças no consumo de energia por regiões geográficas.
c) Aplicaram e usaram normas e consensos da linguagem cartográfica no trabalho.
d) Duvidas e transgressões nas atividades serão trabalhadas ao longo do ano.
e) Como atividade mais prática, houve grande interesse também de alunos tidos como indisciplinados.
f) Espera-se futuramente a utilização de ferramentas digitais para a execução deste trabalho.
Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mylinks/viewcat.php?cid=51&min=180&orderby=titleA&show=10
Parabéns pelo trabalho Turma! Postei só algumas atividades, pois o espaço é limitado aqui!
Abraço,
Prof. Rafael (Geografia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário