HOME:
Tema
SISTEMAS NATURAIS: TRABALHANDO
NARRATIVAS TEXTUAIS E GRÁFICAS
INTRODUÇÃO:
Apresentação do trabalho a ser desenvolvido
A
aprendizagem da dinâmica natural do planeta Terra, das interações entre
atmosfera, hidrosfera, litosfera e a biosfera, é de importante fundamentação
para que o aluno compreenda o ambiente em que está inserido. Nesta perspectiva,
“perceber-se integrante,
dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e
as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio
ambiente”, conforme propõe o PCN (BRASIL, 1998) em Geografia, a partir de seus
objetivos ao Ensino Fundamental.
O gênero
textual narrativo é importante neste processo por se adequar ao nível cognitivo
dos alunos do Terceiro Ciclo do Ensino Fundamental. A habilidade de descrição,
estimulada nos alunos, é correspondente aos esforços teórico-metodológicos de
múltiplas disciplinas, como Língua Portuguesa e História. Fazendo com que o
trabalho ganhe caráter multidisciplinar, associando a Geografia a outras
disciplinas, mas com conteúdos, visões e um discurso próprio e original.
Afinal, O uso de novas tecnologias digitais, o trabalho em grupo, a cooperação,
a troca de experiências e de visões de mundo, entre outras práticas possíveis
neste processo, são imprescindíveis para a construção de um relacionamento mais
afetivo, crítico e autônomo frente às situações e problemas de nosso mundo. No
limite, estimulando a cidadania por um conhecimento ético e atinente as funções
libertadoras que a instituição escolar pode potencialmente constituir. Afinal,
entende-se como Vygotsky (1996) que “(...)
a mediação presente em toda a vida humana se dá pelos instrumentos técnicos e
os sistemas de signos construídos historicamente, que fazem a mediação dos seres
humanos entre si e deles com o mundo. A linguagem é um signo mediador por
excelência, pois ela carrega em si os conceitos generalizados e elaborados pela
cultura humana”.
Por fim, o
trabalho também se respalda num esforço de estímulo a habilidades, como a
descrição, sistematização de informações e a produção de elementos textuais e
gráficos associados aos sistemas naturais e outros conteúdos correlatos da
Geografia ao Terceiro Ciclo do Ensino Fundamental. Desenvolvendo conceitos
concretos, como os de paisagem e de sistemas. Propiciando uma leitura integrada
do mundo e, portanto, corroborando para um processo de ensino e aprendizagem
mais amplo e dinâmico, em que se inserem eixos temáticos formativos
fundamentais: Tecnologia, Cultura e Cooperação.
TAREFA: O que eles deverão fazer.
Produzir uma narrativa em forma textual e gráfica,
utilizando os conteúdos de Geografia comuns ao 3º Ciclo do Ensino Fundamental.
PROCESSO: Passo a passo.
1ª. ETAPA
(a)
Os alunos deverão
pesquisar livremente em materiais didáticos (ATLAS, LIVROS e ENCICLOPÉDIAS), ou
em sites da internet (COM SUGESTÃO DO PROFESSOR), aspectos ambientais de
países, regiões e cidades que mais lhe interessam.
(b)
Deve-se priorizar
paisagens culturais e naturais, enfatizando elementos como rios, montanhas,
planícies, fauna, flora, sítios urbanos, entre outros.
2ª. ETAPA
(c)
Trazer a pesquisa após 1
semana, dialogar com seu parceiro sobre a construção de uma narrativa com os
lugares escolhidos com contexto ou palco de ações.
(d)
Desenvolver a narrativa
em forma de quadrinhos, utilizando software específico e de texto na sala de
leitura e biblioteca.
(e)
Apresentar aos outros
colegas sua estória, narrando os fatos, cuja ênfase seja os elementos tratados
anteriormente.
RECURSOS: Livros e sites a serem visitados
(a)
Atlas Geográfico
(b)
Enciclopédias
(c)
Materiais de Geografia na
biblioteca da Escola
(d)
Livros Didáticos na sala
de Geografia
(e)
Wikipédia
(f)
Blog do Professor
(g)
Figuras dos lugares no
Google Imagens
DESAFIO: Exercícios a serem resolvidos
(a) Observação de fatos e situações
(b)
Organização e
sistematização de informações e dados dos lugares
(c)
Interpretação e análise de
textos e gráficos informativos
(d)
Representação dos
conteúdos em linguagem textual e gráfica
AVALIAÇÃO: Critérios e pontuação.
GRUPO
|
TEXTO
|
QUADRINHOS
|
APRESENTAÇÃO
|
PONTUÇÃO
FINAL
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
CONCLUSÃO: Resumo do que foi aprendido.
(a) Apreensão das interações dos sistemas
naturais constituintes do planeta Terra, observando aspectos destas em
localizações específicas.
(b) Conhecimento e uso de ferramentas
digitais: software HAGAQUE, funções do sistema operacional Windows, browser de
internet Explorer e Mozilla.
(c) Prática de cooperação e trabalho
coletivo.
(d) Noções sobre diferentes formas de
linguagens na descrição de fatos e elementos comuns no cotidiano.
RESULTADOS
INGLATERRA POR VITOR
ATLANTA (EUA) POR JULIA E VINICIUS
CRÉDITOS
A)
TRABALHO ORGANIZADO POR RAFAEL F. DE OLIVEIRA
(GEOGRAFIA- E.E. PROF. PERY GUARANY BLACKMAN – ITU/SP).
B)
APOIO:
WILLIAN
(ESTAGIÁRIO ACESSA ESCOLA - E. E. PROF. PERY GUARANY BLACKMAN) MÉRCIA
(BIBLIOTECÁRIA - E. E. PROF. PERY GUARANY BLACKMAN – ITU/SP)
DIREÇÃO
E COORDENAÇÃO - E. E. PROF. PERY
GUARANY BLACKMAN – ITU/SP.
REFERÊNCIAS
BRASIL, Secretaria de Educação
Fundamental. PCN: história, geografia. Brasilia: MEC/SEF, 1997.
BRASIL, Secretaria de Educação
Fundamental. PCN: geografia. Brasilia: MEC/SEF, 2000.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Texto
original. In: REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes,
1996.
Nenhum comentário:
Postar um comentário