sexta-feira, 4 de maio de 2012

ATIVIDADES 7 A/B/C

FONTES DE ENERGIA E MATRIZES ENERGÉTICAS


MAPA CONSUMO DE ENERGIA PER CAPITA POR REGIÕES DO MUNDO 2006 EM TONELADA EQUIVALENTE DE PETRÓLEO



Atividade baseada nos conteúdos disciplinares estipulados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e no Currículo Estadual de São Paulo.

Nosso objetivo foi o de desenvolver nos alunos de habilidades ligadas aos 3 grandes grupos de competências prioritários, associando o tema ambiental também às questões da matriz energética brasileira sob uma perspectiva regional.




Trabalho da Bárbara (7a. B)




O mapa elaborado pela aluna regionaliza em 7 grandes áreas do mundo o consumo de energia per capita no ano de 2006.

Alguns pontos fortes de seu trabalho é a legenda coerente com as cores e continentes, a presença do título e uma tentativa evidente de respeito a gradação de cores conforme a intensidade do fenômeno regionalizado por ela.


Trabalho de Márcia Eduarda (7a.C)



O mapa elaborado pela aluna regionaliza em 7 grandes áreas do mundo o consumo de energia per capita no ano de 2006.

Apesar do esforço, alguns problemas como a semelhança de cores entre Am. Central /Sul com a Oceania geram certa dificuldade de leitura do mapa.

Um outro problema mais grave relaciona-se a carência da hachura no Leste Europeu. Somente a Rússia foi hachurada, porém a atividade pedia a regionalização de ambas juntas.


Trabalho do Sandro (7a. B)


O mapa elaborado pelo aluno regionaliza em 7 grandes áreas do mundo o consumo de energia per capita no ano de 2006. 


Mapa bem regionalizado, coerente com a atividade, bem pintado e ilustrado.


Na legenda faltou informar os dados de consumo, o título também deveria ficar sobre o mapa.



BREVE COMENTÁRIO CONCLUSIVO DA ATIVIDADE

a) A regionalização é importante metodologia utilizada pela Geografia.

b) Os alunos puderam regionalizar e observar amplas diferenças no consumo de energia por regiões geográficas.

c) Aplicaram e usaram normas e consensos da linguagem cartográfica no trabalho.

d) Duvidas e transgressões nas atividades serão trabalhadas ao longo do ano.

e) Como atividade mais prática, houve grande interesse também de alunos tidos como indisciplinados.

f) Espera-se futuramente a utilização de ferramentas digitais para a execução deste trabalho.




Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mylinks/viewcat.php?cid=51&min=180&orderby=titleA&show=10

Parabéns pelo trabalho Turma! Postei só algumas atividades, pois o espaço é limitado aqui!

Abraço,

Prof. Rafael (Geografia)





Nenhum comentário:

Postar um comentário