quinta-feira, 30 de agosto de 2012

SISTEMAS NATURAIS: TRABALHANDO NARRATIVAS TEXTUAIS E GRÁFICAS


HOME: Tema

SISTEMAS NATURAIS: TRABALHANDO NARRATIVAS TEXTUAIS E GRÁFICAS

INTRODUÇÃO: Apresentação do trabalho a ser desenvolvido

A aprendizagem da dinâmica natural do planeta Terra, das interações entre atmosfera, hidrosfera, litosfera e a biosfera, é de importante fundamentação para que o aluno compreenda o ambiente em que está inserido. Nesta perspectiva, “perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente”, conforme propõe o PCN (BRASIL, 1998) em Geografia, a partir de seus objetivos ao Ensino Fundamental.
O gênero textual narrativo é importante neste processo por se adequar ao nível cognitivo dos alunos do Terceiro Ciclo do Ensino Fundamental. A habilidade de descrição, estimulada nos alunos, é correspondente aos esforços teórico-metodológicos de múltiplas disciplinas, como Língua Portuguesa e História. Fazendo com que o trabalho ganhe caráter multidisciplinar, associando a Geografia a outras disciplinas, mas com conteúdos, visões e um discurso próprio e original. Afinal, O uso de novas tecnologias digitais, o trabalho em grupo, a cooperação, a troca de experiências e de visões de mundo, entre outras práticas possíveis neste processo, são imprescindíveis para a construção de um relacionamento mais afetivo, crítico e autônomo frente às situações e problemas de nosso mundo. No limite, estimulando a cidadania por um conhecimento ético e atinente as funções libertadoras que a instituição escolar pode potencialmente constituir. Afinal, entende-se como Vygotsky (1996) que “(...) a mediação presente em toda a vida humana se dá pelos instrumentos técnicos e os sistemas de signos construídos historicamente, que fazem a mediação dos seres humanos entre si e deles com o mundo. A linguagem é um signo mediador por excelência, pois ela carrega em si os conceitos generalizados e elaborados pela cultura humana”.
Por fim, o trabalho também se respalda num esforço de estímulo a habilidades, como a descrição, sistematização de informações e a produção de elementos textuais e gráficos associados aos sistemas naturais e outros conteúdos correlatos da Geografia ao Terceiro Ciclo do Ensino Fundamental. Desenvolvendo conceitos concretos, como os de paisagem e de sistemas. Propiciando uma leitura integrada do mundo e, portanto, corroborando para um processo de ensino e aprendizagem mais amplo e dinâmico, em que se inserem eixos temáticos formativos fundamentais: Tecnologia, Cultura e Cooperação.

TAREFA: O que eles deverão fazer.

Produzir uma narrativa em forma textual e gráfica, utilizando os conteúdos de Geografia comuns ao 3º Ciclo do Ensino Fundamental.



PROCESSO: Passo a passo.


1ª. ETAPA

(a)   Os alunos deverão pesquisar livremente em materiais didáticos (ATLAS, LIVROS e ENCICLOPÉDIAS), ou em sites da internet (COM SUGESTÃO DO PROFESSOR), aspectos ambientais de países, regiões e cidades que mais lhe interessam.
(b)   Deve-se priorizar paisagens culturais e naturais, enfatizando elementos como rios, montanhas, planícies, fauna, flora, sítios urbanos, entre outros.

2ª. ETAPA

(c)   Trazer a pesquisa após 1 semana, dialogar com seu parceiro sobre a construção de uma narrativa com os lugares escolhidos com contexto ou palco de ações.
(d)   Desenvolver a narrativa em forma de quadrinhos, utilizando software específico e de texto na sala de leitura e biblioteca.
(e)   Apresentar aos outros colegas sua estória, narrando os fatos, cuja ênfase seja os elementos tratados anteriormente.


RECURSOS: Livros e sites a serem visitados

(a)   Atlas Geográfico
(b)   Enciclopédias
(c)   Materiais de Geografia na biblioteca da Escola
(d)   Livros Didáticos na sala de Geografia
(e)   Wikipédia
(f)    Blog do Professor
(g)   Figuras dos lugares no Google Imagens

DESAFIO: Exercícios a serem resolvidos

(a)        Observação de fatos e situações
(b)           Organização e sistematização de informações e dados dos lugares
(c)           Interpretação e análise de textos e gráficos informativos
(d)           Representação dos conteúdos em linguagem textual e gráfica


AVALIAÇÃO: Critérios e pontuação.

GRUPO
TEXTO
QUADRINHOS
APRESENTAÇÃO
PONTUÇÃO FINAL



























CONCLUSÃO: Resumo do que foi aprendido.

(a)   Apreensão das interações dos sistemas naturais constituintes do planeta Terra, observando aspectos destas em localizações específicas.
(b)   Conhecimento e uso de ferramentas digitais: software HAGAQUE, funções do sistema operacional Windows, browser de internet Explorer e Mozilla.
(c)   Prática de cooperação e trabalho coletivo.
(d)   Noções sobre diferentes formas de linguagens na descrição de fatos e elementos comuns no cotidiano.
   
 RESULTADOS
 
 
INGLATERRA POR VITOR


ATLANTA (EUA) POR JULIA E VINICIUS


  

 
 
CRÉDITOS

A)    TRABALHO ORGANIZADO POR RAFAEL F. DE OLIVEIRA (GEOGRAFIA- E.E. PROF. PERY GUARANY BLACKMAN – ITU/SP).


B)    APOIO:

WILLIAN (ESTAGIÁRIO ACESSA ESCOLA - E. E. PROF. PERY GUARANY BLACKMAN) MÉRCIA (BIBLIOTECÁRIA - E. E. PROF. PERY GUARANY BLACKMAN – ITU/SP)
DIREÇÃO E COORDENAÇÃO - E. E. PROF. PERY GUARANY BLACKMAN – ITU/SP.


REFERÊNCIAS

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. PCN: história, geografia. Brasilia: MEC/SEF, 1997.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. PCN: geografia. Brasilia: MEC/SEF, 2000.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Texto original. In: REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário