quinta-feira, 30 de agosto de 2012

SISTEMAS NATURAIS: TRABALHANDO NARRATIVAS TEXTUAIS E GRÁFICAS


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SISTEMAS NATURAIS: TRABALHANDO NARRATIVAS TEXTUAIS E GRÁFICAS

INTRODUÇÃO: Apresentação do trabalho a ser desenvolvido

A aprendizagem da dinâmica natural do planeta Terra, das interações entre atmosfera, hidrosfera, litosfera e a biosfera, é de importante fundamentação para que o aluno compreenda o ambiente em que está inserido. Nesta perspectiva, “perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente”, conforme propõe o PCN (BRASIL, 1998) em Geografia, a partir de seus objetivos ao Ensino Fundamental.
O gênero textual narrativo é importante neste processo por se adequar ao nível cognitivo dos alunos do Terceiro Ciclo do Ensino Fundamental. A habilidade de descrição, estimulada nos alunos, é correspondente aos esforços teórico-metodológicos de múltiplas disciplinas, como Língua Portuguesa e História. Fazendo com que o trabalho ganhe caráter multidisciplinar, associando a Geografia a outras disciplinas, mas com conteúdos, visões e um discurso próprio e original. Afinal, O uso de novas tecnologias digitais, o trabalho em grupo, a cooperação, a troca de experiências e de visões de mundo, entre outras práticas possíveis neste processo, são imprescindíveis para a construção de um relacionamento mais afetivo, crítico e autônomo frente às situações e problemas de nosso mundo. No limite, estimulando a cidadania por um conhecimento ético e atinente as funções libertadoras que a instituição escolar pode potencialmente constituir. Afinal, entende-se como Vygotsky (1996) que “(...) a mediação presente em toda a vida humana se dá pelos instrumentos técnicos e os sistemas de signos construídos historicamente, que fazem a mediação dos seres humanos entre si e deles com o mundo. A linguagem é um signo mediador por excelência, pois ela carrega em si os conceitos generalizados e elaborados pela cultura humana”.
Por fim, o trabalho também se respalda num esforço de estímulo a habilidades, como a descrição, sistematização de informações e a produção de elementos textuais e gráficos associados aos sistemas naturais e outros conteúdos correlatos da Geografia ao Terceiro Ciclo do Ensino Fundamental. Desenvolvendo conceitos concretos, como os de paisagem e de sistemas. Propiciando uma leitura integrada do mundo e, portanto, corroborando para um processo de ensino e aprendizagem mais amplo e dinâmico, em que se inserem eixos temáticos formativos fundamentais: Tecnologia, Cultura e Cooperação.

TAREFA: O que eles deverão fazer.

Produzir uma narrativa em forma textual e gráfica, utilizando os conteúdos de Geografia comuns ao 3º Ciclo do Ensino Fundamental.



PROCESSO: Passo a passo.


1ª. ETAPA

(a)   Os alunos deverão pesquisar livremente em materiais didáticos (ATLAS, LIVROS e ENCICLOPÉDIAS), ou em sites da internet (COM SUGESTÃO DO PROFESSOR), aspectos ambientais de países, regiões e cidades que mais lhe interessam.
(b)   Deve-se priorizar paisagens culturais e naturais, enfatizando elementos como rios, montanhas, planícies, fauna, flora, sítios urbanos, entre outros.

2ª. ETAPA

(c)   Trazer a pesquisa após 1 semana, dialogar com seu parceiro sobre a construção de uma narrativa com os lugares escolhidos com contexto ou palco de ações.
(d)   Desenvolver a narrativa em forma de quadrinhos, utilizando software específico e de texto na sala de leitura e biblioteca.
(e)   Apresentar aos outros colegas sua estória, narrando os fatos, cuja ênfase seja os elementos tratados anteriormente.


RECURSOS: Livros e sites a serem visitados

(a)   Atlas Geográfico
(b)   Enciclopédias
(c)   Materiais de Geografia na biblioteca da Escola
(d)   Livros Didáticos na sala de Geografia
(e)   Wikipédia
(f)    Blog do Professor
(g)   Figuras dos lugares no Google Imagens

DESAFIO: Exercícios a serem resolvidos

(a)        Observação de fatos e situações
(b)           Organização e sistematização de informações e dados dos lugares
(c)           Interpretação e análise de textos e gráficos informativos
(d)           Representação dos conteúdos em linguagem textual e gráfica


AVALIAÇÃO: Critérios e pontuação.

GRUPO
TEXTO
QUADRINHOS
APRESENTAÇÃO
PONTUÇÃO FINAL



























CONCLUSÃO: Resumo do que foi aprendido.

(a)   Apreensão das interações dos sistemas naturais constituintes do planeta Terra, observando aspectos destas em localizações específicas.
(b)   Conhecimento e uso de ferramentas digitais: software HAGAQUE, funções do sistema operacional Windows, browser de internet Explorer e Mozilla.
(c)   Prática de cooperação e trabalho coletivo.
(d)   Noções sobre diferentes formas de linguagens na descrição de fatos e elementos comuns no cotidiano.
   
 RESULTADOS
 
 
INGLATERRA POR VITOR


ATLANTA (EUA) POR JULIA E VINICIUS


  

 
 
CRÉDITOS

A)    TRABALHO ORGANIZADO POR RAFAEL F. DE OLIVEIRA (GEOGRAFIA- E.E. PROF. PERY GUARANY BLACKMAN – ITU/SP).


B)    APOIO:

WILLIAN (ESTAGIÁRIO ACESSA ESCOLA - E. E. PROF. PERY GUARANY BLACKMAN) MÉRCIA (BIBLIOTECÁRIA - E. E. PROF. PERY GUARANY BLACKMAN – ITU/SP)
DIREÇÃO E COORDENAÇÃO - E. E. PROF. PERY GUARANY BLACKMAN – ITU/SP.


REFERÊNCIAS

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. PCN: história, geografia. Brasilia: MEC/SEF, 1997.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. PCN: geografia. Brasilia: MEC/SEF, 2000.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Texto original. In: REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1996.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

PROBLEMAS NAS GRANDES CIDADES

Curta retrata a dificuldade que os pedestres enfrentam para atravessar ruas e avenidas nas grandes cidades.





Imagens retratam a realidade dos grandes centros urbanos e populacionais na contemporaneidade







Fontes das 2 primeiras imagens:


Bons estudos. 

Abraços,

Prof. Rafael _Geo

domingo, 12 de agosto de 2012

Grandes Centros de Adensamento Populacional

Como de costume, esta aí o registro de trabalhos acompanhados e orientados em sala.

Neste caso, em duas aulas foi possível a produção de mapas de densidade mundial e um rico intercâmbio de informações, ideias e diálogos. 

No detalhe queria destacar que a criatividade no uso dos recursos semiológicos, com uma boa base cartográfica vêm me impressionado a cada dia.

Tratam-se de experiências inspiradoras no âmbito da Educação Básica, que não estão limitadas às propostas curriculares.


Mapa: "Centros Mundiais de População"

 João Victor (8a. A) mandou muito bem no mapa. Regionalizou os centros de grande densidade populacional a partir de 2 unidades: os grandes centros e os centros secundários de população.

Para realçar as especificidades no interior de cada unidade utilizou tamanhos variáveis, com numeração indicativa no interior de cada área dos polígonos.

A legenda poderia corresponder melhor as informações do mapa, apresentando por exemplo tamanhos diferenciados nos símbolos conforme a quantidade populacional.


Mapa: Centros Mundiais de População
Regionalização do Murilo 8A. Tematizando bem o mapa, usando símbolos que por si só já evidenciam a questão de informações associadas a população.

Destaque para a nomeação dos oceanos, a proporcionalidade de cada grupo regionalizado na legenda, organização e sistematização das informações.

Mapa: "Centros Populacionais"

Mapa do Paulo 8A, regionalizando também os grandes centros populacionais, respeitando a hierarquia de cores entre continentes e oceanos.

Como mapa quantitativo ele evidencia nos círculos tamanhos diferenciados para cada grupo, conforme classificação dos dados.

Uma crítica ao seu trabalho refere-se a hierarquia de cores utilizadas no preenchimento dos círculos, já que o verde, como cor mais fria que o amarelo, deveria ser utilizado para os centros intermediários. No entanto a legenda evita qualquer erro na leitura.


Mapa: "Principais centros de Povoamento Mundial"

Regionalização da Ana Flávia 8A, em três grupos. Obedecendo proporcionalizado e sistematizando bem as informações nos grupos ela contempla perfeitamente os requisitos exigidos na atividade.

Localizando os oceanos e seguindo uma organização quantitativa de dados no mapa.


Trabalho de portfólio da 8A, com bons resultados e aqui divulgados.

Parabéns!


Prof. Rafael - Geografia

sábado, 4 de agosto de 2012

8 A e F: POPULAÇÃO E ESPAÇO GEOGRÁFICO

Introdução em imagens


DENSIDADE DEMOGRÁFICA NO BRASIL -2000




 DENSIDADE DEMOGRÁFICA MUNDIAL - 2000



MAIOR POPULAÇÃO POR PAÍS - 2010/2050



 MAIOR POPULAÇÃO POR PAÍS - 2010


Por hora é isso, um pouco da aula sintetizada em mapas aqui.

Abraços,

Rafael F. de Oliveira

3º BIMESTRE - CRONOGRAMA

Galera, conforme o currículo do estado de São Paulo, segue nosso cronograma bimestral.

5C - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO TERCEIRO BIMESTRE

01
OS ATRIBUTOS DO MAPA
02
A CARTOGRAFIA TEMÁTICA
03
OS SISTEMAS NATURAIS
04
ÁGUA E ASSENTAMENTOS HUMANOS         
05
NATUREZA E SOCIEDADE NA MODELAGEM DO RELEVO
06
CLIMA, TEMPO E A VIDA HUMANA.



7 A, B e C - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO TERCEIRO BIMESTRE

01
APROPRIAÇÃO DESIGUAL DOS RECURSOS NATURAIS
02
DESMATAMENTO, CONTAMINAÇÃO DOS RIOS E DA ATMOSFERA
03
DO CLUBE DE ROMA AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
04
MUDANÇAS CLIMÁTICAS E IDH        



8 A e F - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO TERCEIRO BIMESTRE


01
POPULAÇÃO E ESPAÇO GEOGRÁFICO
02
DEMOGRAFIA
03
ANÁLISE POPULACIONAL
04
POPULAÇÃO E CULTURA: MUNDO ÁRABE, ÍNDIA E ORIENTE   



Lembrando que também já passei este material em aula, mas como muitos faltaram nos primeiros dias, acredito que aqui on-line será útil.

À quinta série lembro a importância da alfabetização cartográfica, por meio de atividades com mapas. Também estudos integrados dos sistemas terrestres: água, solo, relevo, ar, vegetação, sociedade...

Aos alunos da sétima série vamos estudar de forma crítica a questão ambiental na sociedade contemporânea. Abarcando conceitos como o de qualidade ambiental e qualidade de vida, além das variáveis constituintes do Índice de Desenvolvimento Humano.

Já na oitava série a temática será população. Muito interessante, trabalharemos com índices quantitativos: pirâmides etárias, populações em diferentes países, etc. E também com variáveis qualitativas: problemas e potenciais das caraterísticas demográficas associadas a economia, meio ambiente, qualidade de vida e por aí vai.


Boa volta às aulas. Que o conhecimento esteja com vocês!!!

Até mais gente,

Prof. Rafael - Geo